topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Divino » Celebração do Espírito Santo no Clube Verde
de Toronto

Celebração do Espírito Santo no  Clube Verde de Toronto

Textos e Fotos: Avelino Teixeira
Adiaspora.com

 

O Sport Clube Lusitânia de Toronto sito no 103 da Ossington Ave, com um historial digno de apreço e relevo, é um Baluarte que honra a Comunidade Portuguesa de Toronto. A sua fundação a 9 de Abril de 1976, assinalada por um memorável baile a que acorreram à volta de seis centas pessoas e com a presença do convidado de honra Dr Álvaro Monjardim então Presidente da Assembleia Regional dos Açores, derivou de um local no rés-do-chão no 1130 da Queen Str. West em Toronto.

José I. Ferreira, Mordomo para a época 2009/10

Ali se reunia um grupo de amigos constituído por Isidro Gabriel de Sousa, Helmiro Coelho, Alfredo Mota, José Álves, David Costa, José Gonçalves, Isidro Aguiar, Vasco Paulo, Dorval Pereira e Fernando Gonçalves. Este ultimo, natural do Posto Santo, Ilha Terceira, então recém-chegado a Toronto com apenas vinte e quatro anos de idade, fanático pela cor verde, veio a ser o sócio-fundador número um do clube em questão, um dos clubes portugueses mais antigos da cidade de Toronto. A partir daquela data, muitos foram os terceirenses que formaram subsequentes executivos através dos anos que foram decorrendo, uns com mais sucesso do que outros, é bem verdade, mas todos com a mesma intenção; fazer prevalecer o Sport Clube Lusitânia de Toronto para que pudesse representar condignamente o Clube Mãe, e servir os lusitanistas a viver na mesma cidade. É por tal razão que, nos últimos três anos, tem-se festejado ali o Divino Espírito Santo.

Esta anual e tradicional festividade é organizada pela Irmandade Açoriana do Divino Espírito Santo, que foi formada a 17 de Fevereiro de 2007 por iniciativa de José Ferreira, natural do Faial, director e proprietário da www.adiaspora.com. O executivo da referida Irmandade é constituído pelos seguintes: Presidente Francisco Castro.

Gabriela e Isidro Sousa, Mordomos para a época 2010/11, na companhia de
José I. Ferreira e Joé Gabriel Almeida

Vice Presidente Manuel Martins. Primeiro Secretário Manuela Sequeira. Segundo Secretário José Gabriel Almeida. Primeiro Tesoureiro Idalina Silva. Segundo Tesoureiro Isidro de Sousa Junior. Relações Públicas José Ferreira, que foi também o Mordomo da Festa.

Aspecto geral do salão de festas do S. C. L. de Toronto

Este ano de 2010, sem excepção, festejou-se novamente a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. As festividades iniciaram-se no Sábado, dia 15 de Maio, com a “Ceia Dos Criadores” um costume que ainda actualmente se usa no Arquipélago Açoreano. Depois de ter sido servida a sopa, carne cozida, Alcátra e Vinho Tinto, foi então altura para se ouvir Cantoria pelos conhecedíssimos Vasco Aguiar da Ilha de S. Miguel e José Fernandes da Ilha Terceira.

António Amaro e Artur Freitas

 

José Fernandes e Vasco Aguiar

Dois célebres e populares improvisadores que por certo agradaram com a sua indiscutível capacidade de improviso e personalidade. O acompanhamento respectivamente à Guitara Portuguesa e Viola foi de António Amaro e Artur Freitas.

Altar do Divino Espírito Santo

A referida ceia, naquele dia em forma de jantar devido ao horário em que foi levada a cabo, tem por norma agradecer reconhecidamente aos criadores pelo seu esforço e dedicação à causa do Divino Espírito Santo um culto ligado à Rainha Santa Isabel e ao seu Milagre das Rosas que um dia Ela trazia no seu regaço e transformou em pão para dar aos pobres. Este milagre, por assim dizer, repete-se anualmente nos Açores com a distribuição do pão e da carne pela população mais pobre e aos irmãos em geral. É um ritual que remonta à Idade Média e que se vem repetindo ao longo dos séculos com um sentimento profundamente religioso.

Criador é uma designação que se dá  a uma pessoa que se compromete a criar um animal bovino que depois pela altura das festas será morto e cuja carne é depois distribuída pelos irmãos do Divino Espírito Santo. Mas também existem aquelas pessoas que não tendo possibilidades para criar um animal comprometem-se a dar uma determinada quantia de dinheiro contribuindo assim para as despensas da festa. Tais pessoas são designadas por “Criadores Secos”.

A Irmandade Açoreana do Divino Espírito Santo Sediada no Sport Clube Lusitânia de Toronto conta com 140 irmãos no activo. Estes pagam anualmente sessenta dólares e têm direito, por altura das celebrações, a um pão de massa doce e outro de água, uma posta de carne e uma garrafa de vinho. O mesmo é também entregue a a um irmão ou qualquer sócio do Sport Clube Lusitânia de Toronto que por qualquer motivo não possa contribuir monetariamente para tal.

E é nesta acção que está toda a essência do culto ao Divino Espírito Santo: dar pão aos pobres como fez a Rainha Santa Isabel.

Este ano, a celebração contou com dezoito criadores: Alfredo Botelho, Nicoles Ferreira, José Ferreira, Eduardo Botelho, Artur de Freitas, Eduino Silva, Hélio Leal, Fernando Gonçalves, José H. Rodrigues, David Macedo, Nathleen Almeida, Jamie Coles, Idalina Silva, Isidro de Sousa Junior, Artur Borges, Paulo Silveira, Paulo Bernardo e Cândido Gamboa.

Na cozinha, na preparação dos alimentos, estiveram Délio Silveira, Décio Silveira, Esmeralda Silveira, Guida Silveira, Manuela Silveira, Maria Amaral, Filomena Nunes, Teresa Silva e Gabriela Sousa.

O maravilhoso e artisticamente bem concebido altar onde a Coroa, símbolo da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, estava exposta, foi cuidadosamente edificado por Artur de Freitas e ornamentado por: Elizabeth Freitas, Elsa de Castro, Helena Almeida, Filomena Nunes, Maria Teresa Silva, Gabriela Sousa, Maria de Fátima Freitas, José Gabriel Almeida, Francisco de Castro e Isidro Sousa.

As celebrações tiveram o seu término no Domingo dia 23 com um abundante jantar com uma ementa apropriada para o dia. Antes que o mesmo fosse servido procedeu-se à Acção de Graças por Fátima Silva.

Mordomo e membros da Irmandade do Espírito Santo do S.C.L

Após o jantar, fez-se um pequeno cortejo com os Símbolos do Espírito Santo à volta da Sala que mais tarde foram entregues aos encarregues da Mordomia para o ano de 2011 o simpático casal Isidro de Sousa junior e sua Esposa Dona Gabriela Sousa.

Luisa e Luís Bertão na companhia do José I. Ferreira

Por coincidência, tivemos a presença simpática dos visitantes e amigos do Sport Clube Lusitânia Luís Bertão  e sua esposa  Luísa Bertão.

Para finalizar, uma tarde e princípio de noite em que se ouviu e dançou com muito agrado ao som do Zip Zip do seu simpático e gentil D.J. Júlio Gouveia.

Voltar para Eventos Divino

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007

index